terça-feira, 6 de maio de 2014

Alerta aos chocolatras: "chocolate pode se acabar no mundo em apenas 6 anos"

A crescente demanda por cacau na Ásia pode gerar uma falta do produto no mercado mundial. A celebração da Páscoa deste ano gerou uma procura inesperada por chocolate, que pode se tornar insustentável até 2020, segundo a ICCO (Organização Internacional do Cacau, em inglês).
De acordo com o jornal El País, especialistas indicam que o preço do alimento ainda pode aumentar nos próximos anos. O aumento de consumo no mercado chinês é um dos maiores indicativos de desequilíbrio entre a demanda e produção, principalmente para produtores situados na África, que estão tentando multiplicar o plantio.
As previsões dizem que em seis anos haverá um decréscimo de 150 mil toneladas na produção de cacau, a pior crise dos últimos 50 anos. Além disso, em março o preço do cacau sofreu a maior alta nos últimos dois anos, alcançando US$ 3.031 por tonelada na bolsa de Nova York.
A tendência é que aumente o uso de frutas secas e outros ingredientes que permitam diminuir um pouco o déficit entre produção e abastecimento de matéria-prima. Mas para evitar a catástrofe, a ICCO anunciou planos para cultivo em países como Indonésia, onde a isenção de impostos de importação facilitaria a expansão da agricultura nestes mercados.

Fonte: msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário